Top 5 melhores maneiras de arrecadar grana para a formatura

Aprenda com esse passo a passo de como conquistar grana para sua formatura!
Dizem que os melhores anos das nossas vidas são vividos durante a faculdade. Mesmo com os surtos nas semanas de prova, noites em claro para fazer trabalhos, o leve susto ao achar que reprovou por faltas, os atrasos do busão e até mesmo aquela vontade, lá no fundo, de jogar tudo para o alto, no final vale a pena.

É nessa fase que a gente aprende a ser adulto, com nossas escolhas de carreira, estágios e networking. Depois de quatro, cinco, seis anos nessa rotina, o sonho de muita gente é eternizar o fim de um ciclo com a formatura.

E bem, o que adianta ter sonhos e não tirá-los do papel? Nada. Mas é exatamente aí que as tão amadas (ou odiadas) comissões de formatura aparecem. São pessoas dispostas a colocar a mão na massa para realizar os sonhos de dezenas de pessoas, representar a galera e, às vezes, ser portadoras de más notícias. Ainda mais quando se trata de um sonho extremamente relacionado à grana, né?

#01: Eventos Temáticos e Festas Exclusivas

A primeira sugestão não poderia ser outra além desta. Afinal, quando falamos de universitários, também falamos, na maior parte do tempo, de festas. Tudo bem que, nos últimos tempos, o cenário das festas tem se remodelado em questão de formato, mas a galera continua procurando e indo a eventos. O importante aqui é focar no público que deseja atingir.

Nesse sentido, crie festas que a galera possa curtir sem que a comissão gaste muito, porque o intuito é arrecadar. Ou seja, mantenham os pés no chão sempre. Este não é o momento de contratar uma atração nacional, mas sim de elaborar eventos diferentes das choppadas que acontecem todo final de semana.

Crie festas temáticas, como festa à fantasia e retrô, para integrar a galera em pré-carnaval ou até mesmo como um open bar dos formandos. Aqui, vale pensar também se o público de vocês gosta de comer em festas. Se sim, é um momento importante para colocar na balança e ver se é viável e interessante para vocês

Dica Cheers: Usar plataformas como a Cheers para vender ingressos e promover o evento digitalmente pode facilitar — e muito — a gestão financeira de vocês. Com o ingresso disponível para compra, em vez de apenas na porta, vocês têm a chance de usar parte do dinheiro antecipado para investir nos itens planejados para a festa. Parcerias com bares e casas de shows podem ajudar a reduzir esses custos de investimento.

#02: Vendas de Produtos Personalizados

Uma segunda ideia bem legal, que inclusive a galera tem gostado muito nos últimos tempos, é fazer e vender produtos personalizados. Isso funciona muito bem porque esses produtos são capazes de se conectar emocionalmente com formandos e não formandos, eternizando parte de uma história.

Aqui, é importante entender bem o que o público-alvo costuma consumir. Vale tudo: camisetas, copos, canecas, moletons, chinelos, tirantes, bonés, entre outros. Também é válido colocar na balança itens que já estão muito batidos por aí e que, normalmente, outras entidades acadêmicas (principalmente o CA/DA) já produzem com frequência.

Outro ponto importante é ser criativo, mas sempre lembrando do custo de cada item. Quanto maior o custo unitário, menor será o lucro unitário ao estabelecer um preço aceitável para o público.

Dica Cheers: Já pensou em conseguir canecas sem nenhum custo de produção e sem sair de casa? Com o Indique e Ganhe, você indica novas comissões ou outras entidades que ainda não estão na Cheers e pode ganhar 10 caneca a cada parceria fechada.

#03: Rifas e Sorteios Experienciais

Óbvio que o tradicional feijão com arroz não poderia deixar de aparecer no nosso top 5!

Até porque, quem nunca teve aquele amigo que pediu para você comprar uma rifa dele por seja lá qual motivo?

Agora o amigo será você, sua comissão e os formandos (este é o momento em que você pode chorar de felicidade ou de tristeza).

Antigamente, essa ação bombava e era muito fácil de vender. Até os mais tímidos e com menos networking não tinham dificuldade. Porém, nos dias de hoje, esse cenário mudou um pouco, porque as pessoas se tornaram mais difíceis de convencer, tanto pela causa quanto pelo prêmio.
Esse é o momento de usar o networking de vocês para descolar um prêmio interessante. Veja se alguém da comissão ou dos formandos tem algum familiar ou conhecido que possua um negócio próprio. Descobrindo essas pessoas, é hora de pedir uma doação para o prêmio (ou negociar a compra com um bom desconto). Se for o caso, podem oferecer, em troca, divulgar a marca no Instagram da comissão ou até organizar alguma ação presencial para promover a marca entre os estudantes.

Se não houver nenhum conhecido, é hora de colocar a cabeça para pensar em prêmios interessantes que vocês possam investir sem prejudicar a arrecadação, como ingressos de eventos, jantares, fones de ouvido, X reais em consumo para festas ou até dinheiro via Pix. Outra boa ideia é organizar uma rifa com diversos prêmios.

Dica Cheers: Utilize as redes sociais da comissão para divulgar a rifa, oferecendo transparência na arrecadação e realizando o sorteio ao vivo. Peça também para que os formandos ajudem na divulgação — afinal, quanto mais gente souber, maior a chance de atrair interessados. Outra sugestão interessante é evitar usar o termo “rifa” na divulgação, para não afastar certos públicos. Crie um nome criativo e atrativo, substituindo o termo por algo como “arrecadação” ou “ação entre amigos”. Inclusive, vale brincar com trocadilhos ou referências a filmes, dependendo da aceitação do público.

#04: Parcerias com Empresas e Estabelecimentos Locais

Você já parou para pensar como grandes eventos ou formaturas conseguem tantos descontos e benefícios variados?

Talvez você ache que isso não seja possível para a sua comissão por questões de relevância, mas a verdade é que tudo gira em torno de parcerias estratégicas! Ou seja, o importante é saber apresentar o valor da sua turma ou evento para empresas que sejam interessantes como parceiras, especialmente aquelas marcas que já são consumidas ou têm potencial de consumo pelos formandos e seus convidados.

Por exemplo:
  • Negociar com bares ou restaurantes para que uma porcentagem do valor arrecadado em happy hours promovidos pela turma seja revertida para a comissão
  • Convencer um restaurante a doar parte da venda de um item específico do cardápio, como uma sobremesa personalizada ou promocional, diretamente para a turma
  • Fechar parcerias com e-commerces, oferecendo cupons exclusivos para os formandos, nos quais uma porcentagem das compras realizadas usando o cupom seja transformada em cashback para a comissão

Essas estratégias são viáveis porque as empresas conseguem enxergar a visibilidade e o impacto que a parceria pode gerar entre o público universitário.

Dica Cheers: Uma excelente forma de arrecadar é integrar marcas diretamente nos eventos organizados, como festas ou a própria formatura. Ofereça pacotes de patrocínio que incluam visibilidade durante o evento, divulgação em redes sociais ou até espaços para ações promocionais em troca de apoio financeiro ou benefícios para a turma. Pense também em personalizar essas ofertas de acordo com o tipo de empresa parceira.

#05: Desafios e Campanhas Gamificadas

Se tem uma coisa que a faculdade nos ensina, é a sermos competitivos. Não necessariamente em questão de notas, mas em disputar com outros grupos em dinâmicas dentro e fora da sala de aula.

E vocês podem usar isso totalmente a favor da comissão!

Planejem e promovam competições ou desafios entre a galera para engajar e incentivar contribuições. Uma ideia bem legal que está em alta é realizar eventos mais descontraídos, como uma corrida com categorias de quilometragem. Quem trouxer mais inscritos ou arrecadar mais doações pode ganhar brindes exclusivos ou uma experiência diferenciada.

Outra sugestão é criar metas de arrecadação coletiva, nas quais, ao atingirem determinados valores, a turma ganha recompensas, como:
  • Descontos nos pacotes de formatura para todos
  • Upgrades no evento, como um buffet diferenciado ou uma decoração especial
  • Festas exclusivas, que só acontecem se a meta for alcançada

Além disso, vocês podem criar competições menores, como desafios em redes sociais (exemplo: quem conseguir mais curtidas ou compartilhamentos para uma publicação da comissão) ou mini gincanas com provas relacionadas à turma ou ao curso. O segredo aqui é unir diversão e colaboração para alcançar os objetivos!

Dica Cheers: Utilize plataformas como o painel de vendas da Cheers para criar rankings e competições amigáveis. A gamificação, com a possibilidade de acompanhar o desempenho em tempo real, aumenta o engajamento e motiva a galera a contribuir ainda mais!


Vocês já aplicam essas ações? Com a Cheers, fica muito mais fácil colocar tudo isso em prática!


Gabriela Rapp
Gabriela Rapp

Marketing de Conteúdo


Escritora