#01: Eventos Temáticos e Festas Exclusivas
Nesse sentido, crie festas que a galera possa curtir sem que a comissão gaste muito, porque o intuito é arrecadar. Ou seja, mantenham os pés no chão sempre. Este não é o momento de contratar uma atração nacional, mas sim de elaborar eventos diferentes das choppadas que acontecem todo final de semana.
Crie festas temáticas, como festa à fantasia e retrô, para integrar a galera em pré-carnaval ou até mesmo como um open bar dos formandos. Aqui, vale pensar também se o público de vocês gosta de comer em festas. Se sim, é um momento importante para colocar na balança e ver se é viável e interessante para vocês
Dica Cheers: Usar plataformas como a Cheers para vender ingressos e promover o evento digitalmente pode facilitar — e muito — a gestão financeira de vocês. Com o ingresso disponível para compra, em vez de apenas na porta, vocês têm a chance de usar parte do dinheiro antecipado para investir nos itens planejados para a festa. Parcerias com bares e casas de shows podem ajudar a reduzir esses custos de investimento.
#02: Vendas de Produtos Personalizados
Aqui, é importante entender bem o que o público-alvo costuma consumir. Vale tudo: camisetas, copos, canecas, moletons, chinelos, tirantes, bonés, entre outros. Também é válido colocar na balança itens que já estão muito batidos por aí e que, normalmente, outras entidades acadêmicas (principalmente o CA/DA) já produzem com frequência.
Outro ponto importante é ser criativo, mas sempre lembrando do custo de cada item. Quanto maior o custo unitário, menor será o lucro unitário ao estabelecer um preço aceitável para o público.
Dica Cheers: Já pensou em conseguir canecas sem nenhum custo de produção e sem sair de casa? Com o Indique e Ganhe, você indica novas comissões ou outras entidades que ainda não estão na Cheers e pode ganhar 10 caneca a cada parceria fechada.
#03: Rifas e Sorteios Experienciais
Até porque, quem nunca teve aquele amigo que pediu para você comprar uma rifa dele por seja lá qual motivo?
Agora o amigo será você, sua comissão e os formandos (este é o momento em que você pode chorar de felicidade ou de tristeza).
Antigamente, essa ação bombava e era muito fácil de vender. Até os mais tímidos e com menos networking não tinham dificuldade. Porém, nos dias de hoje, esse cenário mudou um pouco, porque as pessoas se tornaram mais difíceis de convencer, tanto pela causa quanto pelo prêmio.
Se não houver nenhum conhecido, é hora de colocar a cabeça para pensar em prêmios interessantes que vocês possam investir sem prejudicar a arrecadação, como ingressos de eventos, jantares, fones de ouvido, X reais em consumo para festas ou até dinheiro via Pix. Outra boa ideia é organizar uma rifa com diversos prêmios.
Dica Cheers: Utilize as redes sociais da comissão para divulgar a rifa, oferecendo transparência na arrecadação e realizando o sorteio ao vivo. Peça também para que os formandos ajudem na divulgação — afinal, quanto mais gente souber, maior a chance de atrair interessados. Outra sugestão interessante é evitar usar o termo “rifa” na divulgação, para não afastar certos públicos. Crie um nome criativo e atrativo, substituindo o termo por algo como “arrecadação” ou “ação entre amigos”. Inclusive, vale brincar com trocadilhos ou referências a filmes, dependendo da aceitação do público.
#04: Parcerias com Empresas e Estabelecimentos Locais
Talvez você ache que isso não seja possível para a sua comissão por questões de relevância, mas a verdade é que tudo gira em torno de parcerias estratégicas! Ou seja, o importante é saber apresentar o valor da sua turma ou evento para empresas que sejam interessantes como parceiras, especialmente aquelas marcas que já são consumidas ou têm potencial de consumo pelos formandos e seus convidados.
- Negociar com bares ou restaurantes para que uma porcentagem do valor arrecadado em happy hours promovidos pela turma seja revertida para a comissão
- Convencer um restaurante a doar parte da venda de um item específico do cardápio, como uma sobremesa personalizada ou promocional, diretamente para a turma
- Fechar parcerias com e-commerces, oferecendo cupons exclusivos para os formandos, nos quais uma porcentagem das compras realizadas usando o cupom seja transformada em cashback para a comissão
#05: Desafios e Campanhas Gamificadas
E vocês podem usar isso totalmente a favor da comissão!
Planejem e promovam competições ou desafios entre a galera para engajar e incentivar contribuições. Uma ideia bem legal que está em alta é realizar eventos mais descontraídos, como uma corrida com categorias de quilometragem. Quem trouxer mais inscritos ou arrecadar mais doações pode ganhar brindes exclusivos ou uma experiência diferenciada.
Outra sugestão é criar metas de arrecadação coletiva, nas quais, ao atingirem determinados valores, a turma ganha recompensas, como:
- Descontos nos pacotes de formatura para todos
- Upgrades no evento, como um buffet diferenciado ou uma decoração especial
- Festas exclusivas, que só acontecem se a meta for alcançada
Além disso, vocês podem criar competições menores, como desafios em redes sociais (exemplo: quem conseguir mais curtidas ou compartilhamentos para uma publicação da comissão) ou mini gincanas com provas relacionadas à turma ou ao curso. O segredo aqui é unir diversão e colaboração para alcançar os objetivos!
Dica Cheers: Utilize plataformas como o painel de vendas da Cheers para criar rankings e competições amigáveis. A gamificação, com a possibilidade de acompanhar o desempenho em tempo real, aumenta o engajamento e motiva a galera a contribuir ainda mais!
Vocês já aplicam essas ações? Com a Cheers, fica muito mais fácil colocar tudo isso em prática!