Passo a passo para conquistar o público universitário no seu bar

Aprenda com esse passo a passo de como conquistar o seu público!
Qualquer negócio que você abra sempre terá seus desafios. Inicialmente os obstáculos se direcionam a primeira etapa: definição do tipo de empreendimento, captação de capital, a escolha do ponto, definição do nome e da identidade visual, construção ou reforma do local, escolha da mobilia e montagem do espaço. Isso sem falar da parte mais burocrática como a papelada de criação do CNPJ, busca de fornecedores, contratação de pessoal e outros.

Claro que se for uma filial de alguma marca os desafios acabam mudando um pouco, mas ainda sim dá um trabalhão.

Após todos esses desafios iniciais temos a parte mais importante: atração de público para fazer seu negócio girar. Se você tem interesse em conquistar o público jovem para seu empreendimento continue a leitura que contaremos os passos que você precisar dar para atingi-los.

Vamos lá?

Passo #01: Entenda seu público

Para funcionar a conquista do seu público jovem precisamos começar do início: entender seu público.

Mas como fazer isso? Através de pesquisa! Descubra os interesses, hábitos e preferências dos estudantes universitários na sua área. Pra isso, envolva-se com esse público. Descubra tudo com a ajuda deles e não através de alguma inteligência artificial (desculpa, Chat GPT). Participe de eventos universitários e converse diretamente com estudantes para entender melhor todas essas questões citadas e inclusive suas expectativas.

Até porque através de pesquisas na web você vai achar mais do mesmo e não as peculiaridades do local onde você se encontra. Um universitária na capital de São Paulo não é um universitário com os mesmos gostos de um universitário de uma cidade do Tocantins.

Não seja frio, entre de cabeça nessa pesquisa. Quanto mais entender seu público, mais fácil fica esse processo de atração.

Passo #02: Crie um ambiente acolhedor

Sabendo as principais informações é hora de colocar a mão na massa em seu estabelecimento!

Inclua no projeto que será construido um ambiente mais acolhedor ou modifique o espaço que já funcione no dia a dia. Mas antes, precisamos alinhar o significado de ambiente acolhedor. O ambiente que queremos te dizer é um ambiente voltado a jovialidade, sendo assim crie algo descontraídos através de uma decoração moderna e temática que atraia esse público. Seria um diferencial e uma boa oportunidade para ser um ponto de foto.

Além disso, garante que esse espaço seja confortável. Lindo não é o suficiente. Se tratando de bar, tenha assentos adequados e áreas para socialização. Um exemplo bem bacana é o Bar do Cofre (SP). A temática desse bar é um cofre subterrâneo de banco. Tem lugares comuns de bar como o balcão, sofás e poltronas. Porém eles também possuem pontos específicos temáticos como duas grandes portas circulares que pesam 16 toneladas cada e um grande sofá dentro de uma sala com paredes de metal.

É um bar mais chique, mas é um bom exemplo para pegar como referência e aplicar na realidade de seu bar.

Passo #03: Ofereça promoções atrativas

Além de confraternizar, o público vai pelo interesse em consumir comidas e bebidas que despertem o seu gosto, certo?

Mas um plus grande nesse cenário é ter promoções atrativas que acaba se tornam um investimento eficaz. O pessoal acaba indo pela promoção, mas gasta muito mais do que o promovido.

Portanto, crie promoções especiais para universitários. Uma sugestão boa que não te dará prejuízos seria descontos nas bebidas mais procuradas em dias específicos na semana ou durante happy hour.

Outro atrativo bem legal seria dos descontos em pacotes. Seria aquele típico compre um e leve dois ou até mesmo combo de bebidas ou petiscos. É importante ressaltar que não é recomendado dar desconto adoidado por dar. Estude os mais pedidos e procurados pelo público jovem e leve em consideração os gastos para executar tal prato ou bebida.

Não faça desconto sem fazer o cálculo porque você pode sair no prejuízo.

Passo #04: Diversifique o cardápio

Promoção é super legal, mas pode não funcionar muito bem se você não ter opções variadas no cardápio. Lembre que apesar de ser um público jovem, há algumas características específicas de cada grupo que precise levar em conta.

Exemplos para se atentar são: opções de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, comidas/petiscos sem lactose, pratos vegetarianos, pratos sem glúten e entre outros.

Tenha mais que uma opção para cada característica que se encaixe ao público frequentador, mas não se esqueça também de variar no preço e manter a qualidade. Tenha bebidas e petiscos acessíveis, mas também tenha outros mais sofisticados e caros. Tem gosto e condição para todos os tipos.

Passo #05: Crie eventos temáticos

Para sair um pouco da rotina e da mesmice invista em noites temáticas esporádicas.

Temáticas não necessariamente se associa ao público infantil. Tem a possibilidade de ser temática de uma maneira jovem adulta. O que recomendamos é de organizar eventos temáticos como noite de karaokê, festas temáticas, shows ao vivo e entre outros.

Inclusive você pode atrair os jovens de duas maneiras: por promoções e por parcerias. A questão de promoção, por exemplo, poderia ser “venha com sua fantasia de Halloween na próxima sexta e ganhe um shot”. Agora em questão de parceria você pode combinar com organizações estudantis de criar eventos exclusivos e atrair mais público.

Passo #06: Invista em marketing digital

Não podemos falar de dias atuais sem falar de marketing digital. Todo e qualquer estabelecimento para sobreviver nos dias atuais e atrair público jovem precisa trabalhar com marketing digital para propagar o nome.

Utilize estrategicamente as redes sociais como Instagram e Tiktok para divulgar sobre promoções, eventos e situações engraçadas de frequentadores de bar para se identificarem. Uma forma de contribuir e facilitar na produção de conteúdo é realizar parcerias com influenciadores locais e micro-influenciadores universitários para poder ajudar a alcançar um público maior.

Os influenciadores cada vez mais se tornaram uma ferramenta credibilizadora nas redes. Isso porque os influenciadores transmitem confiança por serem pessoas reais que diariamente compartilham suas rotinas e opiniões de diversas coisas.

Mas saiba que normalmente essa parceria é paga, seja por consumação ou dinheiro.

Passo #07: Ofereça entretenimento

Outro item importante é entretenimento. Afinal, as pessoas vão aos bares para descontrair e se divertir.

Dependendo da configuração estrutural de seu bar e o estilo dele, pense na possibilidade de ter mesa de sinuca ou dardos. Isso deixa os clientes entretidos.

Um outro detalhe que precisa ficar em alerta também é quanto a música de seu bar. Ela pode ser tocada diariamente de playlists criadas, mas pense em dias que tenha DJ’s ou até mesmo bandas locais para dar aquela animada.

Como experiência própria posso dizer que DJ’s podem ser mais aceitos pelo público jovem pela diversidade de música em alta que eles podem tocar e saber os remix, MTG e BPM’s mais aceitos. Mas vale testar. Como disse acima, cada universitário tem seu diferencial quando analisamos cidades diferentes.

Passo #08: Proporcione um atendimento excepcional

Esse ponto aqui não serve só para o público jovem, porém listamos aqui pelo olhar crítico que essa nova geração tem. Ainda mais por ter nas mãos um celular que pode ser usado para detonar seu estabelecimento nas redes sociais.

Portanto, realize um treinamento com seus atendentes que garanta que sua equipe saiba oferecer um atendimento amigável e eficiente que você gostaria de ser atendido se fosse cliente de seu bar.

Um ponto que pode te ajudar e muito a entender a visão que seus clientes tem de seu bar é usando a cultura de feedback. Crie formulários online e coloque o QR Code na mesa dos seus clientes para ele avaliar a experiência que teve em seu bar. É interessante também que os atendentes ao fecharem a conta reforcem a importância da avaliação para a equipe.

Uma possibilidade é trabalhar com recompensa também. Avaliando o local a pessoa pode concorrer a X coisa do seu bar. Você pode ir mudando o item sorteado de mês em mês.

Passo #09: Facilite o acesso

Se você tiver um difícil acesso ao seu bar, pode ter certeza que isso vai te prejudicar a chegar no público jovem.

Se atente a localização. Precisa ser um local próximo aos estudantes, seja próximo as universidades ou em setores/bairros com tenha muitos jovens frequentando através da moradia ou de rolês.

Caso sua localização não se enquadre nisso, fique tranquilo que tem uma solução. Se o acesso de transporte foi fácil, problema resolvido. A facilidade que falamos é transporte público perto, estacionamento nas proximidades e local tranquilo para chamar carros de aplicativo.

Passo #10: Crie um programa de fidelidade

Por último e não menos importante, crie um programa de fidelidade. Um programa de pontos ou um cartão fidelidade para recompensar os clientes frequentes com descontos ou brindes pode dar MUITO certo. Quem nunca quis um brinde?

Saiba criar e divulgar esse programa que tem grandes chances de ser um sucesso. A sensação de ganhar algo de “graça” depois de X ação motiva o ser humano, principalmente os jovens!

Seguindo esses passos, você poderá criar um bar atraente e acolhedor para o público universitário, garantindo um fluxo constante de clientes e um ambiente vibrante e animado.

Gabriela Rapp
Gabriela Rapp

Marketing de Conteúdo


Escritora