
Dica #01: Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa!
Quando a gente tem aquele produto que tanto sonhamos em adquirir, passamos horas e até mesmo dias pesquisando a melhor marca, os melhores preços, os benefícios e inclusive reclamações, não é mesmo?
Por que quando falamos de negócios e obrigações a realidade muda? Desaprendemos a pesquisar e a saber por onde começar.
Nesse sentido, o começo para descobrir seu fornecedor ideal de eventos também começa através da pesquisa: pesquisa na web, pesquisa no boca a boca com conhecidos e pesquisa com entidades que admira. Aqui não precisa ter medo e vergonha.
Somente com a pesquisa você descobre os pontos fortes e fracos daquele fornecedor, se o preço encaixa em sua realidade, se o atendimento dará o suporte que você precisa, se a entrega atende sua necessidade e muito mais.
Através da pesquisa você consegue descobrir muita coisa e evitar dores de cabeça. Portanto, respire fundo e enfrente seus medos de pesquisa. Isso porque não é errado pesquisar, o errado é não pesquisar.
Fornecedores quando entram no mercado sabem que ser pesquisado por possíveis clientes é o mínimo, se eles querem continuar no jogo eles se preparam.
Seja solucionando críticas no Reclame Aqui, se posicionando nas redes sociais ou influenciando seus clientes a realizarem propaganda espontânea de seu negócio pelo bom atendimento.
Por que quando falamos de negócios e obrigações a realidade muda? Desaprendemos a pesquisar e a saber por onde começar.
Nesse sentido, o começo para descobrir seu fornecedor ideal de eventos também começa através da pesquisa: pesquisa na web, pesquisa no boca a boca com conhecidos e pesquisa com entidades que admira. Aqui não precisa ter medo e vergonha.
Somente com a pesquisa você descobre os pontos fortes e fracos daquele fornecedor, se o preço encaixa em sua realidade, se o atendimento dará o suporte que você precisa, se a entrega atende sua necessidade e muito mais.
Através da pesquisa você consegue descobrir muita coisa e evitar dores de cabeça. Portanto, respire fundo e enfrente seus medos de pesquisa. Isso porque não é errado pesquisar, o errado é não pesquisar.
Fornecedores quando entram no mercado sabem que ser pesquisado por possíveis clientes é o mínimo, se eles querem continuar no jogo eles se preparam.
Seja solucionando críticas no Reclame Aqui, se posicionando nas redes sociais ou influenciando seus clientes a realizarem propaganda espontânea de seu negócio pelo bom atendimento.

Falamos em tese porque como dizem por aí: “nem sempre é um fornecedor, mas sempre um fornecedor”, se é que nos entendem rs
No entanto, fornecedores para produtos personalizados da festa, por exemplo, podem ser de uma localidade mais distante. Afinal, não é um item imprescindível, mas pedindo com prazo em um lugar que você sabe que tem qualidade e preço imbatível pode ajudar.
No entanto, fornecedores para produtos personalizados da festa, por exemplo, podem ser de uma localidade mais distante. Afinal, não é um item imprescindível, mas pedindo com prazo em um lugar que você sabe que tem qualidade e preço imbatível pode ajudar.
Dica #03: Descubra os fornecedores da sua concorrência
Lembra que falamos de pesquisa, pesquisa e pesquisa? O processo continua, mas agora de forma mais aprofundada.
Aproveite seu networking com outras entidades que admira e descubra quais fornecedores eles usam. Fique tranquilo que isso não é um jogo sujo! Através das boas experiências com quem se destaca no mercado, precisamos aprender e fortalecer o mercado das entidades acadêmicas.
A partir do momento que você enxergar outras entidades como parceiras e não como concorrência, tudo muda! Afinal, vocês estão por um único propósito: ser o apoio de muitos universitários em vários âmbitos.
Aproveite seu networking com outras entidades que admira e descubra quais fornecedores eles usam. Fique tranquilo que isso não é um jogo sujo! Através das boas experiências com quem se destaca no mercado, precisamos aprender e fortalecer o mercado das entidades acadêmicas.
A partir do momento que você enxergar outras entidades como parceiras e não como concorrência, tudo muda! Afinal, vocês estão por um único propósito: ser o apoio de muitos universitários em vários âmbitos.

Depois de ouvir, coloque na balança.
Se possível veja se tem uma entrega de pedido próximo em sua localidade para ver se você pode entender como funciona na prática. Exemplo: é um fornecedor de luz, você pode pedir se tem chance de ver o próximo projeto executado pessoalmente ou por vídeos.
Para fornecedores de bebidas, por exemplo, você pode pedir para visitar o local para verificar se ele realmente existe e se eles possuem as mercadorias que precisa.
Se possível veja se tem uma entrega de pedido próximo em sua localidade para ver se você pode entender como funciona na prática. Exemplo: é um fornecedor de luz, você pode pedir se tem chance de ver o próximo projeto executado pessoalmente ou por vídeos.
Para fornecedores de bebidas, por exemplo, você pode pedir para visitar o local para verificar se ele realmente existe e se eles possuem as mercadorias que precisa.
Dica #05: Confirme se o fornecedor é burocrático o suficiente
Por se tratar de um projeto que possivelmente envolve muito dinheiro, nunca é demais verificar como o fornecedor guarda as informações dos pedidos.
Ele realiza um contrato que assegura ambos os lados? Ele entrega orçamentos em documentos? Ele tem um portfólio de produtos e serviços? Ele protege o lado do cliente caso não cumpra a entrega do serviço/produto contratado? Quais são os planos B, C e D deles caso as coisas não saiam como o previsto? Como eles resolveram problemas de antigos projetos?
Se o fornecedor por confiável e sabe o que faz, ele terá resposta documentada para tudo que você precisar.
Sabemos que o ideal não é executar projetos pensando no negativo, mas e se der algo errado? Você será respaldado? Exija contratos de prestação de serviço ou fornecimento de produtos que assegure sua entidade.
Ele realiza um contrato que assegura ambos os lados? Ele entrega orçamentos em documentos? Ele tem um portfólio de produtos e serviços? Ele protege o lado do cliente caso não cumpra a entrega do serviço/produto contratado? Quais são os planos B, C e D deles caso as coisas não saiam como o previsto? Como eles resolveram problemas de antigos projetos?
Se o fornecedor por confiável e sabe o que faz, ele terá resposta documentada para tudo que você precisar.
Sabemos que o ideal não é executar projetos pensando no negativo, mas e se der algo errado? Você será respaldado? Exija contratos de prestação de serviço ou fornecimento de produtos que assegure sua entidade.

E se eles não se importarem em ter uma boa comunicação regida por transparência com seus clientes?
E se nas políticas internas do fornecedor estiver enraizado que o cliente nunca tem razão por conta do tempo de existência de mercado?
E se não for prioridade tem uma equipe de suporte para sanar possíveis dúvidas ou problemas no uso do serviço?
São muitos “e se” que podem ser solucionados através de uma busca pelo CNPJ que tem interesse em contratar e uma conversa franca sobre quais serão os próximos passos após seu primeiro (ou único) pagamento.
E se nas políticas internas do fornecedor estiver enraizado que o cliente nunca tem razão por conta do tempo de existência de mercado?
E se não for prioridade tem uma equipe de suporte para sanar possíveis dúvidas ou problemas no uso do serviço?
São muitos “e se” que podem ser solucionados através de uma busca pelo CNPJ que tem interesse em contratar e uma conversa franca sobre quais serão os próximos passos após seu primeiro (ou único) pagamento.
Dica #07: Liste critérios que sua entidade vê como importante em um fornecedor
Por incrível que pareça, essa lista de critérios pode ser a solução para indecisão de qual fornecedor escolher.
Enumerando do mais importante ao menos importante pode trazer red ou greens flags que nunca tinha pensado.
Por exemplo:
1. Preço praticado;
2. Qualidade do serviço e/ou produto;
3. Formas, datas e políticas de pagamento;
4. Localização;
5. Prazos de entrega;
6. Marcas trabalhadas;
7. Histórico da empresa, avaliações e feedbacks;
8. Atendimento oferecido durante e após a negociação;
9. Termos contratuais;
10. Capacidade produtiva e disponibilidade.
Lembrando que todo esse processo precisa ser feito em um curto espaço de tempo. Isso porque quanto mais pensar, menos tempo o fornecedor terá.
Porém não deixe que isso coloque em risco seu poder de avaliação da situação.
É o equilíbrio entre os dois: pouco tempo e boa avaliação dos fatos.
Enumerando do mais importante ao menos importante pode trazer red ou greens flags que nunca tinha pensado.
Por exemplo:
1. Preço praticado;
2. Qualidade do serviço e/ou produto;
3. Formas, datas e políticas de pagamento;
4. Localização;
5. Prazos de entrega;
6. Marcas trabalhadas;
7. Histórico da empresa, avaliações e feedbacks;
8. Atendimento oferecido durante e após a negociação;
9. Termos contratuais;
10. Capacidade produtiva e disponibilidade.
Lembrando que todo esse processo precisa ser feito em um curto espaço de tempo. Isso porque quanto mais pensar, menos tempo o fornecedor terá.
Porém não deixe que isso coloque em risco seu poder de avaliação da situação.
É o equilíbrio entre os dois: pouco tempo e boa avaliação dos fatos.
